O Death Metal é uma vertente extrema do Heavy Metal. As letras das músicas podem abordar temas de filmes slasher ( de terror, psicopatas, assassinos), religião, satanismo (que falam de Satanás), ocultismos, etc. Uma das características neste género de música é a utilização do gutural (é uma técnica vocal em que se utiliza a garganta para produzir um som rouco, grave ou profundo através do estrangulamento das cordas vocais). A bateria produz um som idêntico ao de uma metralhadora, a esta técnica dá-se o nome de “Blast Beat”.
O Death metal surgiu nos meados dos anos 80, tendo por base a estrutura musical do Thrash Metal e a primeira fase do Black Metal.
Bandas como Celtic Frost, Slayer, e Kreator tiveram grande influência para a criação deste género de música.
Os pioneiros do Death Metal foram Possessed, Death, Obituary, Autopsy , Morbid Angel, Deicide, Cannibal Corpse, entre muitos outros.
SABIAS QUE…
Pete Sandoval, ex- baterista de Terrorizer e Morbid Angel é creditado como um dos precursores de “Blast Beat”, embora Mick Harris também tenha tido importância para o desenvolvimento da técnica nos primeiros álbuns de Napalm Death.
Jeff Becerra, vocalista da banda Possessed ficou paraplégico após um assalto.
Alissa White-Gluz, vocalista de Arch Enemy (Death Metal Melódico), participou com 20 anos, no concurso Ídolos canadiano.
Metalocalypse é um desenho animado que conta a história da maior, mais pesada, mais famosa e mais megalomaníaca banda fictícia de death metal do mundo: Dethklok.
Aqui está um exemplo de Blast Beat.
Os quatro primeiros álbuns de Cannibal Corpse foram banidos na Alemanha e a banda chegou mesmo a ser proibida de tocar qualquer uma das músicas destes álbuns, neste país.
O vocalista de Cannibal Corpse, George Fisher é fã de vídeojogos, mais especificamente de jogo “World of Warcraft” . No seu braço direito tem uma tatuagem da Horda, um dos símbolos deste jogo.
VAMOS APRENDER?
Como fazer gutural?
Como fazer Blast Beat?