O Doom é um subgénero do Heavy Metal. Este, teve a sua origem na década de 70 mais precisamente com a banda de Black Sabbath.
Já nos anos 80, as bandas Pentagram, Saint Vitus, Trouble, Candlemass e mais tarde Cathedral, Anathema, Paradise Lost, My Dying Bride, entre outras, tiveram uma grande importância para o estabelecimento deste género de música.
As letras das músicas Doom estão normalmente relacionadas com a morte incluem temas como a depressão, o terror, o medo, o simbolismo religioso (túmulos, igrejas, cemitérios, anjos, demónios…).
Mais tarde, o Doom diversificou-se e surgiram novos estilos ou subgéneros do Doom como o Death/Doom, o Sludge, o Stoner, Funeral Doom, Drone.
O Death/Doom veio dar vida a ouro género de metal, o Gothic Metal.
SABIAS QUE…
O nome “Black Sabbath” foi supostamente inspirado por um antigo poster de filme de terror de 1963, mas, este foi utilizado igualmente no álbum Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls, da banda Coven em 1969. Para completar, o baixista desta banda chamava-se Oz Osborne!
O guitarrista de Queen, Brian May, toca guitarra numa música do Black Sabbath “When Death Calls”, do ábum de 1989 ,”Headless Cross”.
Darren White, primeiro vocalista de Anathema foi despedido da banda após ter dito que tinha material para um álbum mas em estúdio os restantes membros da banda descobriram que este apenas tinha uns versos soltos e rascunhos de canções.
O álbum “Silent Enigma” foi composto em estúdio e Vincent Cavanagh, até então apenas guitarrista, assumiu também o lugar de vocalista.
Leif Edling, baixista de Candlemass tem muitos outros projetos Doom, entre eles, Krux, The Doomsday Kingdom, Avatarium e a solo.
Zbigniew M. Bielak é um artista polaco, ilustrador e arquiteto, conhecido no mundo do metal pelas suas fantásticas e pormenorizadas ilustrações em capas de álbuns, como os da banda Paradise Lost.