Géneros de metal

 

HEAVY METAL

Resultado de imagem para heavy metal dress code draw

O Heavy Metal é um género musical, este, tem como raízes, o Blues Rock e o Hard Rock.

As primeiras bandas que tiveram influência para a criação do género foram os Led Zepplin, Deep Purple e Black Sabbath. Sendo que estes últimos, são vistos como os pais do Heavy Metal.

Resultado de imagem para led zeppelin   

Na segunda metade da década de 70, as bandas Judas Priest e Motorhead, foram impulsionadoras do Heavy Metal.

Resultado de imagem para judas priest Resultado de imagem para motorhead

O género foi renovado com a Nova Vaga do Heavy Metal Britânico (conhecido como New Wave of British Heavy Metal), com bandas como Iron Maiden, Saxon, Venom, etc.

Resultado de imagem para iron maiden Resultado de imagem para saxon

E do Heavy Metal surgiram novos estilos e toda a família de subgéneros de Metal (Thrash Metal, Black Metal, Death Metal, Doom, Gothic Metal, Power Metal, Folk Metal, Industrial Metal, Nu Metal e Metalcore).

As letras das músicas são variadas e têm como temas: a morte, o romance, a guerra, a mitologia, etc..

O estilo dos fãs de Heavy Metal sofreu algumas alterações ao longo dos anos, mas, é caracterizado pelo uso de cabelo comprido, calças de ganga (justas ou não), T-shirts pretas ou T-shirts das bandas, coletes com emblemas dos grupos (battle jackets), botas e pulseiras de couro.

SABIAS QUE…

Rob Halford, vocalista da banda Judas Priest foi responsável pela moda dos casacos, calças, pulseiras de cabedal. Este tinha por hábito frequentar bares gay e de lá trouxe o estilo que ainda hoje é usado no mundo do Heavy Metal.

Resultado de imagem para rob halford

Os Judas Priest foram processados pelos pais de dois adolescentes que atiraram em si próprios – um dos adolescentes morreu logo enquanto o outro ficou ferido sobrevivendo ainda por três anos. Os adolescentes estavam a ouvir o álbum “Stained Class” e segundo os pais que processaram a banda, havia mensagens subliminares no tema “Better By You, Better Than Me” – as palavras “Just Do It”. Já anteriormente Ozzy Osbourne passou por algo do género por causa da música “Suicide Solution” que supostamente levou um fã ao suicídio.

Existiu um movimento de censura liderado por Susan Baker e Tipper Gore , esposa do então senador Al Gore que tinha como objetivo rotular músicas ditas obscenas para manter os mais jovens protegidos. Como resultado, surgiram então os autocolantes  Parental Advisory Explicit Lyrics, colocados nas cassetes, discos, CD’s e DVD’s. Contudo, o caso ainda suscitou mais curiosidade por parte dos mais novos e como se diz “Fruto proibido é o mais apetecido”.

Resultado de imagem para parental advisory explicit lyrics

Em 2014, a banda Judas Priest fez uma aparição nos Simpsons, em que cantavam uma versão do hit “Breaking The Law” . Em uma das cenas, uma das personagens refere a banda como um componente do Death Metal . Alguns fãs da banda ficaram irritados com o ocorrido e reclamaram com a FOX pelo erro cometido. No episódio seguinte, a produção para se desculpar colocou o Bart Simpson de castigo no quadro da escola de Spriengfield a escrever “Judas Priest is not death metal” (Judas Priest não é death metal).

Em 1982, durante um concerto Ozzy Osbourne arrancou a cabeça de um morcego, de seguida teve que levar uma injeção contra a raiva.

Resultado de imagem para ozzy osbourne arrancando a cabeça de um morcego

A mascote de Iron Maiden, é o Eddie, que aparece em todos os álbuns e concertos da banda. O que muitos não sabem é a origem do nome do personagem, que ficou imortalizado nas capas dos discos, principalmente pelo artista Derek Riggs. Inicialmente, o Eddie era apenas uma cabeça sem nome que servia para adornar os palcos da banda. A determinada altura do concerto, surgia com luzes, fumo e um líquido que caía sobre a cabeça do baterista. Logo depois surgiu o nome da mascote, e tudo por causa de uma anedota, a anedota de Eddie, The Head. Ao longo dos anos, o Eddie sofreu várias transformações.

Resultado de imagem para vários eddies de iron maiden

Marcos Moloto é um fã incondicional de Iron Maiden e a prova disso é que tem gravado no seu corpo 172 tatuagens, todas elas em homenagem à banda.

Resultado de imagem para marcos moloto

VAMOS APRENDER?

Aprende um pouco mais sobre a história da banda  Iron Maiden e sua mascote Eddie.

VAMOS JOGAR?

Este é o trailer do jogo de Iron Maiden “Legacy Of The Beast”. Se gostares podes fazer download para o teu telemóvel.

DOWNLOAD

AQUI ⇒    http://ironmaidenlegacy.com/

 

THRASH METAL

9dfa6c122b3bddf366009cedb98305b8

A palavra “thrash” significa açoite, chibatada, palavras que definem a rispidez praticada pelo estilo, já que a velocidade, a melodia e agressividade são características deste género de música. As letras das músicas, normalmente são críticas sociais, podem abordar também temas relacionados com a guerra, destruição e morte.

O Thrash Metal surgiu no início dos anos 80, como reação ao glam metal ( que era um Heavy Metal mais suave e pop). Este género teve influências do Punk (que é um género de música com ritmo acelerado e as letras são de protesto social) e do New Wave of British Heavy Metal (é  um género de música que surgiu na Inglaterra caracterizado pela nova onda de Heavy Metal).

O Thrash teve uma enorme influência nos futuros géneros mais extremos do Heavy Metal, é caso do Death Metal e do Black Metal.

Bandas como Metallica, Slayer, Anthrax, Megadeth, Exodus, Destrution, Kreator, entre outras, foram pioneiros e precursores deste género de música.

Imagem relacionada Resultado de imagem para slayer Resultado de imagem para anthrax

Resultado de imagem para megadeth Resultado de imagem para exodus band

SABIAS QUE…

Dave Mustaine, fundador da banda Megadeth foi um dos primeiros membros de Metallica mas, devido aos constantes problemas com drogas e álcool foi convidado a sair do grupo.

Resultado de imagem para dave mustaine no metallica

Kerry King, guitarrista de Slayer chegou a tocar com os Megadeth em cinco concertos antes de se dedicar exclusivamente aos Slayer.

Resultado de imagem para kerry king nos megadeth

Kirt Hammet saiu dos Exodus para os Metallica.

Resultado de imagem para kirk hammett nos exodus

James Hetfield foi responsável pela criação do logótipo de Metálica.

Resultado de imagem para logotipo de metallica

Houve um episódio dos Simpsons dedicado aos Metallica.

O nome da banda, R.A.M.P., tem origem nas iniciais dos nomes, dos membros fundadores: Ricardo, António, Miguel e Paulo.

Resultado de imagem para ramp band

VAMOS APRENDER?

Aqui fica um pouco da história do Battle Jacket (colete com emblemas das bandas), utilizado pelos fãs de metal incluindo os trhashers (fãs de thrash).

Agora aprende a fazer o teu Black Jacket!

 

BLACK METAL

18623048_1722933114387446_379329318_n

O Black Metal é uma vertente mais extrema do Heavy Metal. As letras das suas músicas tem como temas o satanismo (admiração e veneração do Satanás). Os músicos deste tipo de música têm por hábito usar corpse paint (é um tipo de pintura facial em preto e branco e que retratam sentimentos como a raiva, agonia, etc.) e pseudónimos (um nome falso).

Venom, Mercefull Fate, Bathory, Celtic Frost foram as primeiras bandas que criaram as regras que mais tarde outras como Gorgoroth, Immortal, Emperor e Dark Funeral exploraram na chamada segunda vaga de Black Metal com origem na Escandinávia, mais concretamente, Noruega e Suécia.

Resultado de imagem para venom band Resultado de imagem para celtic frost  Resultado de imagem para emperor band Resultado de imagem para immortal                              Resultado de imagem para Bathory bandResultado de imagem para emperor band

Resultado de imagem para mercefull fate

Existem vários subgéneros do Black Metal: Black Metal Sinfónico, Black Metal Melódico, Depressive Suicidal Black Metal, Ambient Black Metal, etc.

Assiste à explicação da origem do Black Metal, dada por Fenriz da banda Darktrone.

SABIAS QUE…

King Diamond, vocalista da banda Mercyful Fate foi um dos primeiros artistas a utilizar corpse paint.

Resultado de imagem para corpse paint mercyful fate

 

Bjarne Melgaard, um pintor norueguês inspirou-se no Black Metal para fazer alguns dos seus quadros.

Resultado de imagem para bjarne melgaard black metal Resultado de imagem para bjarne melgaard black metal

Brian Manowitz  ganhou fama depois de publicar uma série de vídeos de culinária vegan no YouTube com o nome de  “Vegan Black Metal Chef”.

 

VAMOS JOGAR ?

Tenta descobrir um panda no meio dos fãs de Black Metal.

Resultado de imagem para descobre o panda

 

DEATH METAL

8642f59cb622dc403bd59fb6eb83e118

O Death Metal é uma vertente extrema do Heavy Metal. As letras das músicas podem abordar temas de filmes slasher ( de terror, psicopatas, assassinos), religião, satanismo (que falam de Satanás), ocultismos, etc. Uma das características neste género de música é a utilização do gutural (é uma técnica vocal em que se utiliza a garganta para produzir um som rouco, grave ou profundo através do estrangulamento das cordas vocais). A bateria produz um som idêntico ao de uma metralhadora, a esta técnica dá-se o nome de “Blast Beat”.

O Death metal surgiu nos meados dos anos 80, tendo por base a estrutura musical do Thrash Metal e a primeira fase do Black Metal.

Bandas como  Celtic Frost, Slayer, e Kreator tiveram grande influência para a criação deste género de música.

Resultado de imagem para celtic frost

Resultado de imagem para slayerImagem relacionada

Os pioneiros do Death Metal foram Possessed, Death, Obituary, Autopsy , Morbid Angel, Deicide, Cannibal Corpse, entre muitos outros.

Resultado de imagem para possessed Resultado de imagem para death band

Resultado de imagem para obituary band Resultado de imagem para autopsy band

Resultado de imagem para morbid angel Resultado de imagem para Deicide

Imagem relacionada

 

 

SABIAS QUE…

Pete Sandoval, ex- baterista de Terrorizer e Morbid Angel é creditado como um dos precursores de “Blast Beat”, embora Mick Harris também tenha tido importância para o desenvolvimento da técnica nos primeiros álbuns de Napalm Death.

Resultado de imagem para Pete sandoval  Resultado de imagem para mick harris napalm death drums

Jeff Becerra, vocalista da banda Possessed ficou paraplégico após um assalto.

Resultado de imagem para jeff becerra

Alissa White-Gluz, vocalista de Arch Enemy (Death Metal Melódico), participou com 20 anos, no concurso Ídolos canadiano.

Metalocalypse é um desenho animado que conta a história da maior, mais pesada, mais famosa e mais megalomaníaca banda fictícia de death metal do mundo:  Dethklok.

Resultado de imagem para desenhos animados de death metal

 

Aqui está um exemplo de Blast Beat.

Os quatro primeiros álbuns de Cannibal Corpse foram banidos na Alemanha e a banda chegou mesmo a ser proibida de tocar qualquer uma das músicas destes álbuns, neste país.

O vocalista de Cannibal Corpse, George Fisher  é fã de vídeojogos, mais especificamente de jogo “World of Warcraft” . No seu braço direito tem uma tatuagem da Horda, um dos símbolos deste jogo.

Resultado de imagem para George Fisher

VAMOS APRENDER?

Como fazer gutural?

Como fazer Blast Beat?

 

DOOM 

 

IMG_20170523_155647_processed

O Doom é um subgénero do Heavy Metal. Este, teve a sua origem na década de 70 mais precisamente com a banda de Black Sabbath.

Resultado de imagem para black sabbath

Já nos anos 80, as bandas Pentagram, Saint Vitus, Trouble, Candlemass e mais tarde Cathedral, Anathema, Paradise Lost, My Dying Bride, entre outras, tiveram uma grande importância para o estabelecimento deste género de música.

As letras das músicas Doom estão normalmente relacionadas com a morte incluem temas como a depressão, o terror, o medo, o simbolismo religioso (túmulos, igrejas, cemitérios, anjos, demónios…).

Mais tarde, o Doom diversificou-se e surgiram novos estilos ou subgéneros do Doom como o Death/Doom, o Sludge, o Stoner, Funeral Doom, Drone.

O Death/Doom veio dar vida a ouro género de metal, o Gothic Metal.

Resultado de imagem para Pentagram band Resultado de imagem para saint vitus band

Resultado de imagem para candlemass Resultado de imagem para cathedral band

Resultado de imagem para anathema Resultado de imagem para paradise lost band

Resultado de imagem para my dying bride

SABIAS QUE…

O nome “Black Sabbath” foi supostamente inspirado por um antigo poster de filme de terror de 1963, mas, este foi utilizado igualmente no álbum Witchcraft Destroys Minds & Reaps Souls, da banda Coven em 1969. Para completar, o baixista desta banda chamava-se Oz Osborne!

Resultado de imagem para black sabbath filme de terror

O guitarrista de Queen, Brian May, toca guitarra numa música do Black Sabbath  “When Death Calls”, do ábum de 1989 ,”Headless Cross”.

Resultado de imagem para brian may with black sabbath

Darren White, primeiro vocalista de Anathema foi despedido da banda após ter dito que tinha material para um álbum mas em estúdio os restantes membros da banda descobriram que este apenas tinha uns versos soltos e rascunhos de canções.

Resultado de imagem para darren white anathema

O álbum “Silent Enigma” foi  composto em estúdio e Vincent Cavanagh, até então apenas guitarrista, assumiu também o lugar de vocalista.

Resultado de imagem para vincent cavanagh

Leif Edling, baixista de Candlemass tem muitos outros projetos Doom, entre eles, Krux, The Doomsday Kingdom, Avatarium e a solo.

Resultado de imagem para leif edling

Zbigniew M. Bielak é um artista polaco, ilustrador e arquiteto,  conhecido no mundo do metal pelas suas fantásticas e pormenorizadas ilustrações em capas de álbuns, como os da banda Paradise Lost.

Resultado de imagem para Zbigniew M. Bielak paradise lost

Gothic Metal

IMG_20170523_222547_processed

Gothic Metal ou Goth Metal é um subgénero do Heavy Metal. Este, teve a sua origem, mais precisamente no ano de 1991, com o álbum “Gothic ” de Paradise Lost, quando decidiram incorporar no seu Death Doom vozes femininas.

A banda foi aprofundando cada vez mais elementos de Rock Gótico (género de música que está associado ao New Wave com origem no Punk) e influência de bandas como Sisters of Mercy, Bauhaus e The Cure.

Resultado de imagem para Sisters of Mercy
Sisters of Mercy
Resultado de imagem para bauhaus band
Bauhaus
Resultado de imagem para the cure
The Cure

Outras bandas como Type O Negative, Crematory, Lake of Tears, My Dying Bride, Katatonia e os nossos Moonspell e Heavenwood, também estão entre os principais impulsionadores do género.

Resultado de imagem para type o negative Resultado de imagem para crematory

Imagem relacionada Resultado de imagem para my dying bride

Imagem relacionada

Resultado de imagem para Moonspell Resultado de imagem para heavenwood

É igualmente importante referir que bandas como Cradle Of Filth e Therion tiveram impacto na cena, quer pelo imaginário e imagem quer pelas próprias composições que inspiraram as seguintes gerações de músicos. Therion, inclusivamente foi a primeira banda de Metal Sinfónico.

O Metal Sinfónico já possui elementos melódicos associados à música clássica, muitas vezes com orquestras e vocais líricos, é caso de Nightwish, Within Temptation, Épica, entre muitos outras bandas.

Resultado de imagem para nighthwish Resultado de imagem para within temptation

Resultado de imagem para epica

SABIAS QUE…

Cristhopher Johanson, líder da banda Therion queria desistir após o lançamento do álbum Theli, no entanto, para sua surpresa o álbum vendeu muito bem e houve muitos convites para tocar ao vivo e a banda continuou.

Resultado de imagem para Christopher Johnson therion

Heavenwood foi a primeira banda portuguesa a tocar no Wacken ( um dos maiores festivais de metal do mundo), em 1998.

Moonspell começou como uma banda de Black Metal. No início, chamavam-se Morbid God e depois mudaram o nome do grupo para Moospeell, tendo lançado um EP “Under the Moonspell” onde mostravam influências músicais de música tradicional ibérica (folk). No álbum de estreia “Wolfheart” começaram a incorporar influências góticas no seu som.

Existem muitos festivais góticos, o maior da Europa é o M’era Luna, na Alemanha e em Portugal também temos alguns, um deles é o Entremuralhas em Leiria.

Resultado de imagem para maior festival gótico méra luna
M’era Luna na Alemanha

 

Resultado de imagem para entremuralhas
Entremuralhas em Leiria

 

VAMOS APRENDER?

Aprende a fazer uma tiara gótica.

Aprende a fazer uma maquilhagem gótica.

 

POWER METAL

Power-Metaller1

O Power metal é um subgénero do Heavy Metal e tem origem no metal mais clássico e na Nova Vaga do Heavy Metal Britânico (New Wave of British Heavy Metal).

Pode-se  remontar as origens do Power Metal às letras que Ronnie James Dio fez para Rainbow e Black Sabbath, a abordagem vocal para Rob Halford, de Judas Priest com os registos agudos e em termos instrumentais a fórmula usada pelos Iron Maiden.

Resultado de imagem para ronnie james dio rainbow
Ronnie James Dio

Resultado de imagem para rob halford Resultado de imagem para iron maiden

Enquanto nos Estados Unidos o género era mais forte em termos de intensidade e peso ( é o caso de bandas como Manowar e Iced Earth), na Europa era caracterizado por um som mais animado e alegre.

Resultado de imagem para manowar Resultado de imagem para iced earth

Bandas como Helloween, Blind Guardian, Stratovarius, Rhapsody of Fire, Hammerfall, Gama Ray, Edguy, Sonata Arctica, entre muitas outras, tiveram uma enorme importância no Power Metal.

Resultado de imagem para helloween Resultado de imagem para blind guardian

Resultado de imagem para stratovarius Resultado de imagem para rhapsody of fire

Resultado de imagem para hammerfall Resultado de imagem para gamma ray band

Resultado de imagem para edguy Resultado de imagem para sonata arctica

No Japão, o Power Metal também tornou-se bastante popular , daí o sucesso de todas as bandas no país do Sol Nascente e surgiram então, grupos como Galneryus e Concerto Moon.

Resultado de imagem para galneryus Resultado de imagem para concerto moon

As letras das músicas são uma espécie de “hinos” que abordam temas variados, como época medieval, contos/fantasia, romance, guerra, etc.

SABIAS QUE…

Kai Hansen, líder e fundador dos Gamma Ray foi também o fundador dos Helloween.

Resultado de imagem para kai hansen

O nome da banda Helloween é um trocadilho de halloween – mais conhecido como Dia das Bruxas – com hell, de inferno.

Resultado de imagem para helloween

Os Running Wild foram a primeira banda de Power Metal a adotar a temática dos piratas anos antes de surgirem os Alestorm.

Resultado de imagem para running wild Resultado de imagem para alestorm

Joey DeMaio, baixista de Manowar foi técnico de baixo e de pirotecnia de Black Sabbath e foi durante um dos concertos da banda, em Inglaterra, que conheceu o guitarrista Ross the Boss.

Resultado de imagem para joey demaio

Joey DeMaio é um apaixonado por artes marciais, musculação e motas. Foi também manager da banda Rapsody of Fire.

Imagem relacionada

A mascote de Hammerfall é o Hector (personagem medieval).

Resultado de imagem para HECTOR HAMMERFALL

VAMOS APRENDER?

Aprende como fazer uma espada medieval.

Aprende a fazer uma bracelete medieval.

 

FOLK METAL

bc13a1e835161970438a3fc4857307ed

O Folk Metal é um subgénero do Metal e consiste na mistura de outros subgéneros (Heavy Metal, Black Metal, Death Metal, Doom, Power Metal, Thrash Metal, entre muitos outros) com elementos da música tradicional, onde as bandas apoiam-se por norma, na cultura do seu próprio país.

Neste género de música são utilizados para além da guitarras, baixo, bateria, instrumentos musicais folclóricos, como a gaita de foles, flauta, violino, harpa, Hurdy Gurdy, etc.

Imagem relacionada

As letras das músicas têm temas diversificados, relacionados com histórias folclóricas,  a mitologia, paganismo, fantasia, natureza, etc..

Bandas como Skyclad, Ensiferum, Turisas, Eluveitie, Cellardarling, Celtiberian, Finntroll, Korpiklaani, Orphaned Land,  , etc. inserem-se neste género de música.

Resultado de imagem para Skyclad Resultado de imagem para ensiferum band

Resultado de imagem para turisas Resultado de imagem para Eluveitie

Resultado de imagem para Cellardarling Imagem relacionada

Imagem relacionada Resultado de imagem para Korpiklaani

Imagem relacionada Imagem relacionada

SABIAS QUE…

-Moonspell, a banda portuguesa teve uma breve passagem por este género de música, no mini CD Under the Moonspell.

-Gwydion e Hyubris são bandas portuguesas de Folk Metal.

Resultado de imagem para Gwydion band Resultado de imagem para Hyubris

-Orphaned Land é banda que se orgulha de conseguir juntar fãs de várias religiões como cristãos, judeus e muçulmanos e por essa razão já se fez uma campanha para que fossem propostos a Prémio Nobel da Paz.

Resultado de imagem para orphaned land

-Kobi Farbi, vocalista de Orphaned Land é conhecido por “Jesus Cristo” por ser fisicamente parecido com ele.

Resultado de imagem para Kobi Farhi

VAMOS APRENDER?

Aprende a fazer uma pulseira de nó celta, a partir de uma T-shirt velha.

Aprende a construir uma flauta com PVC.

 

VAMOS JOGAR?

Descobre os dois beija flores (passarinhos) na árvore da vida.

Imagem relacionada

PROGRESSIVE METAL

IMG_20170527_181401_processed

O Metal progressivo (também conhecido por Prog Metal) é um subgénero do Heavy Metal.

Este teve o seu início no Rock Progressivo, na década de 70 e bandas como Rush, Yes, Genesis, King Crimson, Pink Floyd, tiveram uma grande influência para o aparecimento do Metal Progressivo.

Resultado de imagem para rush Imagem relacionada

Resultado de imagem para genesis band
Genesis
Resultado de imagem para King Crimson
King Crimson

Resultado de imagem para pink floyd

 

Foi no final da da década de 80 e início da década de 90, que o género ganhou popularidade.Bandas como Queensrÿche, Threshold, Watchtower, Fates Warning, Symphony X e Dream Theater foram precursoras deste género.

Resultado de imagem para queensrÿche Resultado de imagem para threshold band

Resultado de imagem para Watchtower band  Resultado de imagem para Fates Warning

Resultado de imagem para Symphony X Resultado de imagem para dream theater

Uma das características do Metal Progressivo é que as músicas têm uma duração pouco usual e podem chegar a ultrapassar os vinte minutos. O estilo é variado e pode ir desde a Música Erudita, passando pelo Death Metal, Jazz, Power Metal, Thrash Metal até ao Metal Alternativo.

Das novas tendências do metal, o Djent é das que muitas vezes surge associada ao Metal Progressivo. Meshuggah foi uma das bandas que desenvolveu este subgénero.

SABIAS QUE… 

-Mike Mangini, atual baterista de Dream Theater, obteve em 2003, o recorde de baterista mais rápido do mundo.

Resultado de imagem para mike mangini

-Dream Theater fizeram uma série de concertos especiais onde tocaram na íntegra álbuns clássicos como Master of Puppets de Metallica, Number of the Beast de Iron Maiden, Maden in Japan de Deep Purple, Dark Side of the Moon de Pink Floyd.

-A banda Pink Floyd teve vários nomes: Sigma 6, T-Set, Megadeaths, Abdabs e The Floyd Sound.

Resultado de imagem para abdabs
The Abdabs

-O nome Pink Floyed deriva de nomes de antigos músicos de Blues – Pink Anderson e Floyd Council.

Resultado de imagem para pink anderson floyd council

 

INDUSTRIAL METAL

IMG_20170527_175654_processed

Em construção

NU METAL

metal_101__the_nu_metal_kid_by_lusoskav-d5d0j7e

Em construção

METALCORE

 

Em construção

Anúncios