Gothic Metal ou Goth Metal é um subgénero do Heavy Metal. Este, teve a sua origem, mais precisamente no ano de 1991, com o álbum “Gothic ” de Paradise Lost, quando decidiram incorporar no seu Death Doom vozes femininas.
A banda foi aprofundando cada vez mais elementos de Rock Gótico (género de música que está associado ao New Wave com origem no Punk) e influência de bandas como Sisters of Mercy, Bauhaus e The Cure.



Outras bandas como Type O Negative, Crematory, Lake of Tears, My Dying Bride, Katatonia e os nossos Moonspell e Heavenwood, também estão entre os principais impulsionadores do género.
É igualmente importante referir que bandas como Cradle Of Filth e Therion tiveram impacto na cena, quer pelo imaginário e imagem quer pelas próprias composições que inspiraram as seguintes gerações de músicos. Therion, inclusivamente foi a primeira banda de Metal Sinfónico.
O Metal Sinfónico já possui elementos melódicos associados à música clássica, muitas vezes com orquestras e vocais líricos, é caso de Nightwish, Within Temptation, Épica, entre muitos outras bandas.
SABIAS QUE…
Cristhopher Johanson, líder da banda Therion queria desistir após o lançamento do álbum Theli, no entanto, para sua surpresa o álbum vendeu muito bem e houve muitos convites para tocar ao vivo e a banda continuou.
Heavenwood foi a primeira banda portuguesa a tocar no Wacken ( um dos maiores festivais de metal do mundo), em 1998.
Moonspell começou como uma banda de Black Metal. No início, chamavam-se Morbid God e depois mudaram o nome do grupo para Moospeell, tendo lançado um EP “Under the Moonspell” onde mostravam influências músicais de música tradicional ibérica (folk). No álbum de estreia “Wolfheart” começaram a incorporar influências góticas no seu som.
Existem muitos festivais góticos, o maior da Europa é o M’era Luna, na Alemanha e em Portugal também temos alguns, um deles é o Entremuralhas em Leiria.


VAMOS APRENDER?
Aprende a fazer uma tiara gótica.
Aprende a fazer uma maquilhagem gótica.
POWER METAL