O Power metal é um subgénero do Heavy Metal e tem origem no metal mais clássico e na Nova Vaga do Heavy Metal Britânico (New Wave of British Heavy Metal).
Pode-se remontar as origens do Power Metal às letras que Ronnie James Dio fez para Rainbow e Black Sabbath, a abordagem vocal para Rob Halford, de Judas Priest com os registos agudos e em termos instrumentais a fórmula usada pelos Iron Maiden.

Enquanto nos Estados Unidos o género era mais forte em termos de intensidade e peso ( é o caso de bandas como Manowar e Iced Earth), na Europa era caracterizado por um som mais animado e alegre.
Bandas como Helloween, Blind Guardian, Stratovarius, Rhapsody of Fire, Hammerfall, Gama Ray, Edguy, Sonata Arctica, entre muitas outras, tiveram uma enorme importância no Power Metal.
No Japão, o Power Metal também tornou-se bastante popular , daí o sucesso de todas as bandas no país do Sol Nascente e surgiram então, grupos como Galneryus e Concerto Moon.
As letras das músicas são uma espécie de “hinos” que abordam temas variados, como época medieval, contos/fantasia, romance, guerra, etc.
SABIAS QUE…
Kai Hansen, líder e fundador dos Gamma Ray foi também o fundador dos Helloween.
O nome da banda Helloween é um trocadilho de halloween – mais conhecido como Dia das Bruxas – com hell, de inferno.
Os Running Wild foram a primeira banda de Power Metal a adotar a temática dos piratas anos antes de surgirem os Alestorm.
Joey DeMaio, baixista de Manowar foi técnico de baixo e de pirotecnia de Black Sabbath e foi durante um dos concertos da banda, em Inglaterra, que conheceu o guitarrista Ross the Boss.
Joey DeMaio é um apaixonado por artes marciais, musculação e motas. Foi também manager da banda Rapsody of Fire.
A mascote de Hammerfall é o Hector (personagem medieval).
VAMOS APRENDER?
Aprende como fazer uma espada medieval.
Aprende a fazer uma bracelete medieval.